A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

músico-escritor de canções, nascido em 1975 na Praia da Barra, Portugal www.myspace.com/jorgecruzpoeira

terça-feira, 31 de março de 2009

O Diabo Na Cruz Segundo Samuel Úria

Se Aveiro fosse cidade grata como Filadélfia, tinha feito uma merecida estátua ao Jorge Cruz. A intensidade do anos 90 de Cruz nada fica a dever ao treino matinal do Rocky Balboa: às costas os Superego; mão esquerda propensa a canções boxeando como um ariete; mão direita em uppercuts nos queixos dos estrangeirófilos, a castigar as costelas dos portuguesófobos.
O primeiro contacto com a FlorCaveira dá-se através da gravação do disco de um velho amigo. Foi o João Coração quem o trancou, juntamente com o Guillul e com o Úria, numa casa sezimbrense. Para além das partilhas musicais fizeram-se também ouvir histórias de guerra: o veterano Cruz partilhou cicatrizes, contou piadas de caserna, poliu medalhas de mérito. Um John Rambo bem recebido. Estava estabelecida a amizade de camarata, a irmandade de armas.
Depois do Jorge se emprestar, a título pessoal, ao disco de Natal “A FlorCaveira Apresenta o Advento”, era chegada a altura de a editora acolher outro desdobramento do artista. O projecto vinha a ser aguçado há algum tempo e emergia os deleites mais pontiagudos do Cruz: a herança portuguesa nas suas manifestações tradicionais invioladas e o nervo puro das canções electrificadas. Aqui os amplificadores funcionam a válvulas e a folclore, há instrumentos acústicos e alquímicos. A tradição com a pungência do rock manda nisto - é o braço forte da Lei. Cobra expulsa do Éden, diabo na cruz.
Para além do Jorge, este “Diabo na Cruz” conta ainda com os talentos musicais de uma inaudita parelha de diligentes Bernardo - o Barata nas vozes e no baixo, o Fachada na viola braguesa e noutras vozes. Depois o par de expeditos João – o Gil nos teclados, o Pinheiro na bateria.
Diabo na Cruz. Cantares de Manhouce e The Clash, Garage e Janita, Tango e Cash.

4 Comentários:

Blogger AP disse...

Olá Jorge!!
Já há largos tempos que anda à procura da musica dos superego d'El rei dom sebastiao mas nem encontro CD, nem mp3 nem nada! Será que ma podias enviar??
Grande abraço, estou à espera dos próximos trabalhos e do próximo concerto no Porto!
Armando

3 de julho de 2009 às 04:57  
Anonymous Anónimo disse...

Diabo na Cruz - grande banda, grande som, grande estilo. Jorge Cruz - projectos a solo: grandes letras, grandes melodias. Excelente sempre. Adoro!! Parabens. E Margem Sul, seeeempreee ;). Paula

7 de maio de 2010 às 17:56  
Blogger koklikô disse...

Volta a escrever!! Pleeeease !!
Preciso de te ler! Mesmo!

12 de agosto de 2014 às 05:41  
Blogger koklikô disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

7 de outubro de 2014 às 07:14  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial